10 maneiras de ser um idoso ativo

1)BUSQUE A ESPIRITUALIDADE— “Percebemos, especialmente na maturidade, como é importante a atividade espiritual do idoso, dar oportunidade ao idoso de se reconectar com essa esfera”, salientou o gerontólogo Fernando  Bignardi. 

 

2) ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL — De acordo com dr. Daniel Manhoni, cardiologista e nutrólogo, a “alimentação deve ser enriquecida com muita verdura e muita fruta”. Muitos idosos não se alimentam corretamente, sendo necessária a inclusão de suplementos com algum tipo de vitamina e mineral. Complexo B, C e Zinco são imprescindíveis para suprir as necessidades. “É importante também estimular o funcionamento do intestino com iogurte, fibra. Evitar a gordura animal, a gordura saturada. Aumentar o consumo de óleo de oliva e reduzir o consumo de açúcar”, orientou.

 

3) ATIVIDADES FÍSICAS REGULARES — Para envelhecer com saúde, a atividade física pode ser uma importante aliada, pois evita que o seu desempenho nas tarefas diárias seja comprometido. A prática de exercício físico traz excelentes resultados para que o corpo reaja bem às transformações que passa com o tempo. Sem contar que os exercícios físicos elevam expectativa de vida de idosos em 5 anos.

 

4) PREVENÇÃO DE ACIDENTES E QUEDAS — Fraturas causadas em idosos por conta de tombos podem ocasionar até incapacitação. Para a professora de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB) Marizete Pereira, são vários os motivos que levam os idosos a cair: “Muitas vezes é a própria fragilidade do organismo, a fragilidade muscular. E a distribuição dos móveis dentro de casa”.

5) ATIVIDADES EM GRUPO — O convívio social é importante em qualquer faixa etária, principalmente na terceira idade. “Busque sempre atividades novas, e pode ser sim com outras pessoas idosas. O convívio com outros idosos para perceber que outras pessoas também passam pelos mesmos problemas, mas que buscam soluções diferentes e que podem servir para a sua vida”, afirma a psicóloga Valmari Aranha.

6) NÃO ESQUEÇA DO LAZER — A convivência social exerce um papel determinante para a qualidade de vida. Idosos que têm grupos de amigos vivem mais e melhor, pois trocam afeto, bons sentimentos e experiências.

7) TREINE A MEMÓRIA — Para a geriatra Patrícia Amante, é necessário “manter o cérebro ativo, sempre buscando aprender coisas novas, com o computador, por exemplo; fazer leituras, depois discutir o que leu; interagir; ter amigos. Isso ajuda muito”. 

8) VISITE O SEU MÉDICO — A prevenção de doenças também é importante. “O idoso tem mais tendência a desenvolver doenças como hipertensão e diabetes. Por exemplo, um Acidente Vascular Cerebral (AVC) leva à piora o equilíbrio. Esse AVC pode ser consequência de uma hipertensão, que dá para se prevenir e tratar”, de acordo com a geriatra Fátima Luz Rosa. Por isso, as visitas ao médico precisam ser mais frequentes na terceira idade. 

9) CUIDE DAS FINANÇAS —  Muitos idosos, mesmo aposentados, ainda são responsáveis pelo sustento da casa. Por conta disso, acabam se descontrolando financeiramente. 

 

10) SEJA ATIVO — É na terceira idade que muitos ainda podem fazer o que sempre desejaram, mas não realizavam por falta de tempo, a exemplo de viagens. Segundo pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), 32,9% dos idosos viajam de duas a três vezes por ano. Dessa forma, conhecem novos lugares, compartilhando momentos prazerosos com amigos e familiares, elevando a autoestima e a satisfação em viver.