Dignidade na maior idade

O Benaiah foi idealizado há mais de 50 anos por membros da Igreja Presbiteriana de Americana com o objetivo inicial de atender a necessidade de apenas uma senhora, que passou a frequentar a Igreja e não tinha onde morar.
Na busca de um terreno para esse fim, o grupo recebeu como doação da família Jones, de Americana, um terreno maior do que o necessário, surgindo então a iniciativa de criação de uma instituição para atendimento a outros necessitados.

O Benaiah existe para garantir a dignidade à melhor idade.

Benaiah

Percebendo a importância desse trabalho, a sociedade americanense envolveu-se com a sua realização e, em poucos anos, várias casas foram construídas, nas quais passaram a residir muitos idosos.

Logo, a Instituição chegava à sua capacidade máxima de atendimento, abrigando 35 moradores, uma marca que vem sendo mantida até a atualidade.
Na época, as condições necessárias para as práticas filantrópicas e beneficentes eram mais simples. De lá para cá, a legislação relacionada ao cuidado da melhor idade tornou-se bem mais complexa, o que não impediu o Benaiah de superar os desafios trazidos por essas mudanças.
Hoje, o Benaiah é uma referência no abrigo aos idosos.

Localizado em uma nova sede, com espaço de 5.600 m², proporciona moradias adequadas, total atenção e cuidados de uma equipe multidisciplinar qualificada, em um ambiente moderno e planejado para essa finalidade.

É reconhecido como uma instituição de utilidade pública municipal (lei 504, de 26/09/62), estadual (lei 8.213, de 08/07/64) e federal (decreto 71.619, de 28/12/72).

Graças à parceria com a comunidade e o respeito adquirido ao longo de sua história, destaca-se pela importante missão de zelar pela qualidade de vida e a felicidade dos seus moradores.

Nova Sede

Após 50 anos em sua sede de inauguração, o Benaiah mudou-se.

Uma área institucional foi encontrada no Jardim Terramérica, bairro de excelente topografia. Em dezembro de 2008, a Instituição recebeu, em regime de comodato, e em dezembro de 2010, em definitivo, essa área com 5.650 m², ideal para a construção de todas as dependências necessárias.

Hoje, o Benaiah conta com uma área total construída de 2.230 m², e 12 casas com capacidade para 4 pessoas, com 2 quartos e 1 banheiro, e vista para o jardim central, mantendo assim a proposta atual, que é muito agradável. A nova sede tem ainda: salão social de múltiplo uso, capela, refeitório, cozinha, lavanderia, salas de administração e uma enfermaria com sala, dois quartos e dois banheiros.

O Benaiah quer servir como parâmetros e ser copiado pelas demais organizações que exercem funções semelhantes. Quer que esses espaços sejam procurados espontaneamente pelos idosos. Quer que eles, ao menos, sintam-se bem cuidados.

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional e conheça nossa nova Sede.

Nossos princípios

Missão

Dar assistência, amparo e oferecer atendimento especializado, através de áreas especícas da Assistência Social, a pessoas idosas desamparadas, moral e materialmente, sem distinção de raça, cor, crença ou credo político, que não dispõe de condições para permanecer com a família, com vivências de situações de violência e negligência, em situação de rua e de abandono, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos.

Visão

Manter a referência como entidade de assistência social para o idoso, pela excelência no atendimento, conforto e acima de tudo, proporcionar um ambiente semelhante a convivência familiar.

Valores

Transparência, ética, responsabilidade e dignidade, dentro dos princípios cristãos.